Senac - Para todas as etapas do seu crescimento profissional





Buscar
Notícias


Tudo ao mesmo tempo agora

Fotos: Simplesmente Retrato
Desfile organizado por alunos do Núcleo de Criação e Design

Rede de Carreiras ofereceu oficina de currículos e cadastro no portal

Marcelo Azevedo orientou quem se prepara para estrear no mercado

Arte, empregabilidade, moda e educação fazem do TRAMPO um evento de oportunidades

“A educação é, acima de tudo, um catálogo de ofertas de tudo que você pode agregar em sua vida”, resumiu o artista visual, Nilo Zack. Ele foi um dos convidados do TRAMPO (trabalho, mercado, políticas e oportunidades), evento, realizado pelo Senac entre os dias 18 de 20 de maio, que reuniu, no PlugMinas, arte, empregabilidade, moda e educação. Tudo isso no mesmo espaço e por meio de uma programação criada e executada, em grande parte, por alunos do Núcleo de Criação e Design do Senac. Nos três dias as atividades tiveram a participação de cerca de 1.500 pessoas, entre alunos de instituições de ensino, empresários e pessoas da comunidade. “O evento foi pensado para preencher a lacuna entre o talento e a formação e para inserir o jovem no mercado de trabalho. Reunimos empresários e alunos, com sua produção, para que eles apresentem seu potencial”, explica a diretora do Núcleo de Criação e Design do Senac, Kelli Oliveira.

Com formação em cinema de animação e artes digitais e experiência na área no Brasil e na Europa, Nilo Zack ministrou a palestra “Graffiti para além dos muros: vivendo de arte com produtos e estratégias de marketing” no primeiro dia do evento, quando foram sorteadas 30 pessoas para participar, com ele, de um workshop especial no último dia. O resultado da atividade ficará como legado para o espaço: a pintura em graffiti na fachada de um dos prédios do PlugMinas, que em breve deve abrigar um novo projeto. “A educação me transformou. Saí da condição de vulnerabilidade social e passei a entender o valor da minha arte”, avalia. 

Ainda na área cultural, o TRAMPO também deu espaço ao talento dos futuros profissionais do PlugMinas. Jovens do Valores de Minas recepcionaram os convidados com apresentações de dança, acrobacia e contorcionismo. Já alunos do Núcleo de Criação e Design organizaram uma performance cultural e um desfile de moda, que apresentou a criação de uma coleção de acessórios exclusivos criada pelo aluno Luiz Cláudio Custódio. Além disso, alunos do curso consultoria de imagem, acompanhados dos orientadores, apresentaram informações sobre o curso, que na unidade passou a ser oferecido há cerca de um ano. Para exemplificar a atuação desse profissional, eles também prestaram uma breve consultoria aos presentes, com dicas sobre uso de cores e texturas de tecidos. O Sesc também marcou presença com a “Roda de conversa: cultura em toda parte”.

Para quem está de olho no mercado de trabalho, o TRAMPO também foi uma oportunidade de desenvolvimento profissional. O Rede de Carreiras promoveu oficinas de elaboração de currículo no SenacMóvel e disponibilizou o cadastro gratuito de currículos no portal. Quem está em fase de escolher a profissão, aproveitou a palestra do orientador de cursos do Senac, Marcelo Azevedo Filho, que destacou atitudes fundamentais para jovens que vivem esta fase: o autoconhecimento, o conhecimento da profissão e a formação. “Procure estabelecer contato com outros profissionais, conversar com eles e entrevistá-los. Isso vai ajudando a depurar melhor a sua escolha”, ensina. A aluna de produção de moda do Senac, Késia Aline da Silva, gostou das dicas. “Temos, mesmo, que avaliar nossos interesses, habilidades e valores”, diz.