Senac - Para todas as etapas do seu crescimento profissional





Buscar
Notícias


Dia Mundial do Livro: confira dicas de leitura dos nossos docentes


O mundo do conhecimento não para de girar. As novidades tecnológicas revolucionaram nossa forma de aprender. Do acesso à internet em antigos desktops, passando pelos dispositivos móveis, à inteligência artificial, que aponta para as tendências de um futuro breve, as informações estão cada vez mais acessíveis.

Mas o livro ainda é elo entre velhos e novos tempos. Embora hoje nem sempre no formato papel, ele é passaporte para momentos de diversão, aprimoramento profissional, informação e desenvolvimento espiritual.

Como não lembrar deste ilustre homenageado na data toda dedicada a ele? Assim fizemos para marcar o próximo 23 de abril, Dia Mundial do Livro.Para isso, convidamos docentes do Senac para falar de livros fundamentais para algumas de nossas áreas de atuação. Acompanhe e enriqueça a lista de suas próximas leituras em vista.   

• Business Model Generation: inovação em modelos de negócios
 (Alexander Osterwalder e Yves Pigneur)
A inovação é uma prática fundamental para a sobrevivência das empresas nos tempos atuais. Mais do que inovação em produto, a competição requer a inovação em modelos de negócios. Modelos de negócios inovadores são grandes diferenciais de competitividade na gestão das organizações e, ainda assim, continuam pouco compreendidos. O livro Business Model Generation oferece ferramentas poderosas, simples e testadas de Administração para compreender, projetar, retrabalhar e implementar modelos de negócio inovadores que possam se destacar no atual cenário socioeconômico. Desta forma é um livro que não pode faltar na biblioteca do administrador inovador que as empresas tanto precisam.
Fernando de Araújo Abreu
Coordenador do curso Administração (Faculdade Senac - Campus Contagem)

• Tratado de Enfermagem Medico-Cirúrgica (Brunner e Suddarth)
Livros nos trazem conhecimentos imediatos e atualizados, sempre embasados em experimentos científicos, com dados e datas reais nas áreas hospitalares, no resgate, na clínica, na saúde pública, na residencial, enfim em qualquer âmbito. Se nós estivermos nos locais mais longínquos ou sem acesso aos meios de comunicação e necessitássemos de conhecimento imediato poderíamos, com o simples ato de folheá-los, encontrar o tão almejado saber. Existem várias obras consideradas extremamente importantes para enfermagem, mas essa é imprescindível.
Daniele Milan
Orientadora de cursos técnicos do Senac em Belo Horizonte e coordenadora de estágio do curso Técnico de Enfermagem

• Administração Hoteleira
(Geraldo Castelli)
A hotelaria vem passando por avanços significativos nos últimos anos, principalmente em função da evolução tecnológica. Essas mudanças permeiam todos os setores, integrando-os, tornando-os mais dinâmicos e interativos, proporcionando soluções mais rápidas e assertivas. Assim sendo, torna-se cada vez mais importante para aquele que está em processo de formação acadêmica a busca por uma sustentação fundamentada nesses conhecimentos. Como bibliografia indicada para o aluno nesta caminhada destaca-se: Administração Hoteleira, livro que aborda o tema de forma ampla e sistemática e traz ao aluno assuntos do cotidiano hoteleiro.
Flávio Gomes
Instrutor de Formação Profissional do Senac em Barbacena

• Redes de Computadores
(Andrew Tanenbaum e David Wetherall)
O livro fala sobre as diversas formas de representações de uma rede de computador e sua utilização prática. Com foco nas redes sem fios e as tendências do futuro o autor não deixa de lado as redes fixas e a parte de cabeamento estruturado. O autor ainda explica cuidadosamente como as redes funcionam do lado de dentro, desde o hardware subjacente na camada física até a camada de aplicação de nível superior.
Evandro José Júnior
Orientador de curso do Senac em Montes Claros

• Dermato-Funcional: modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas
(Fábio dos Santos Borges)
Este livro reúne conhecimentos técnicos, científicos e diversificados acerca das modalidades terapêuticas disponíveis para os profissionais que atuam na área de dermato-funcional, sendo esteticistas ou fisioterapeutas, no tocante ao tratamento das disfunções estéticas. É um livro imprescindível para a profissão.
Gislaine Oliveira
Orientadora do curso Técnico em Estética no Senac em Uberlândia