Senac

Minas Gerais






Buscar
Notícias


Senac realiza ação social na Apac de Governador Valadares

Foto: Ana Clara Santos

Detentas receberam depilação gratuita

As alunas do curso de Depilador do Senac em Governador Valadares participaram de uma ação social envolvendo mulheres condenadas pela justiça, e que hoje estão em regime fechado e semiaberto na Apac (Associação de Proteção e Assistência aos condenados). No dia 28 de junho, acompanhadas pela orientadora do curso Marlene Oliveira, as alunas atenderam um total de 34 mulheres. De certa forma elas receberem bem mais do que uma depilação: “Sei que erramos no passado e que vamos ficar aqui por muitos anos, mas ainda existe em nossos corações a vontade de recomeçar e fazer diferente. Por vezes somos esquecidas aqui e por isso fiquei muito feliz com visita e com a forma como fomos tratadas” conta a interna M.O., 32 anos.

Para as alunas, mais do que a oportunidade de colocar os conhecimentos em prática, a ação mostrou um outro lado da sociedade que muitas delas não conheciam, como conta Emanuelle de 23 anos: “Foi um prazer ir à Apac e conhecer a realidade daquelas mulheres, que hoje só desejam está com as famílias. Foi muito gratificante atende-las”. Marlene Oliveira disse estar orgulhosa por fazer parte do crescimento profissional das suas alunas. “Elas demostraram o tempo todo que tem compreendido tudo que passamos em sala, a postura e a execução dos trabalhos me trazem a certeza de estar fazendo o trabalho certo”, diz.

O objetivo da ação foi buscar um público feminino com o qual as alunas pudessem desenvolver a prática do curso, além de realizar uma ação social. Ao final das atividades, foi sorteado um estojo de maquiagem entre as internas. Em agradecimento, a equipe da APAC preparou uma música cuja letra emocionou todos os envolvidos na ação: “Você é especial, quem te deu a vida, destruiu a forma, não faz outro igual. Você ainda não perdeu, você não é folha, você é alguém no coração de Deus”.

Confira alguns depoimentos dos participantes:

“É muito interessante saber que ainda há pessoas que lembram de nós. Sei que erramos muito no passado e que vamos ficar aqui por muitos anos, mas ainda existe em nossos corações a vontade de recomeçar e fazer diferente, e por vezes nos sentimos esquecidas pela sociedade. Fiquei muito feliz em recebe-las aqui na Apac e principalmente pela forma que fomos cuidadas por vocês”. M.O., 32 anos (Detenta).

“ Foi muito gratificante a ação, adorei ter participado e foi um prazer ir na Apac, eu não sabia muito como funcionava. Conheci a realidade daquelas mulheres, que hoje só desejam está com as famílias. Foi muito prazeroso atendê-las e poder realizar a prática do curso de Depilador”.  Emanuelle, 23 anos (aluna). 

“Primeiramente nós da Apac agradecemos ao Senax, pela iniciativa de realizar a prática do curso de Depilador aqui com as meninas. Deixo a casa aberta, caso haja outras oportunidades, estamos à disposição para recebe-las”.
Larissa, 34 anos (Coordenadora da Apac).

“Foi muito prazeroso realizar a ação com as meninas da Apac. Foi uma experiência única, na qual as alunas do curso mostraram realmente o que estão aprendendo. Orgulho-me em fazer parte deste crescimento Profissional”. 
Marlene Oliveira (Orientadora do curso de Depilador).