Senac - Para todas as etapas do seu crescimento profissional





Buscar
Notícias


Literatura que amplia horizontes

Fotos: Miriam Santos
Os aprendizes conheceram o universo de autores brasileiros

A partir das pesquisas foi preparada uma rica programação cultural

Educadores concordam que a leitura amplia as fronteiras do aprendizado. Por esse motivo, vale dizer que fazer dessa prática um hábito é um legado importante para estudantes e futuros profissionais. Para oferecer esse benefício a seus alunos, o Senac realiza, em várias unidades, o Projeto Leitura com Prazer. A iniciativa envolve diversas ações para estimular o gosto pela leitura. De varal de poesias à campanha de doação de livros.

A última edição do projeto ocorreu em fevereiro, em Itabira. Desta vez alunos de Aprendizagem em Serviços Administrativos e Supermercados. Divididos em grupos, eles usaram a criatividade para demonstrar o que aprenderam. “Buscamos resgatar e despertar nos jovens aprendizes um sentimento de comprometimento com a verdade, gerando hábitos culturais e transformadores”, explica a orientadora Poliana Rocha.

Após pesquisar as vida e obra de autores, os alunos produziram uma rica programação cultural formada por uma exposição dialogada e um debate da importância da leitura, uma música especialmente composta para a ocasião, uma sessão de poesia recitada, uma peça de teatro com adaptação do livro “Quem mexeu no meu queijo”, de Spencer Johnson, além de desenvolvimento de marca textos. Tudo para traduzir a vida e obra dos seguintes autores: Vinícius de Morais, Clarice Lispector, Machado de Assis, Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade e Augusto Cury.

Foi uma ótima oportunidade para aprender coisas novas e praticar nossas habilidades. Trabalhamos em equipe e tivemos ótimas ideias. Também nos fez refletir sobre a importância da leitura e o quanto ela é essencial para o nosso crescimento em todas as áreas da vida. O tema escolhido também foi muito bom. Falamos sobre mudanças e como é necessário nos adaptarmos a ela para que possamos evoluir sempre. O trabalho foi muito proveitoso!
Poliane Fernandes, 17 anos

Foi importante para o nosso desenvolvimento sobre a leitura. Aprendemos a cada momento com escritores da literatura brasileira que deixaram grandes obras que nos auxiliam a buscar cada vez mais o amor pela leitura. Nesse trabalho, dedicamos o máximo para mostrar o poder de sempre agregar conhecimentos e transformar caminhos através de livros, poemas, contos e temáticas.
Gabriel Marcos, 18 anos

Já tinha em mente qual seria os autores que íamos abordar, que agregam informações, cultura e um novo jeito de pensar. É prazeroso realizar projetos onde todos podem desenvolver suas habilidades e criatividade. Todos ajudaram para o sucesso do projeto.
Ana Caroline Freitas, 16 anos