Senac

Minas Gerais






Buscar
Notícias


Ler e cozinhar com prazer

Foto: Diego Tomáz
Ronie Peterson ensinando a receita de Paella Caipira

Foto: Diego Tomáz
Troca de livros

Foto: Diego Tomáz
Pernil braseado preparado na Flipoços

Oficinas de gastronomia marcam a participação do Senac na 13ª Flipoços

Mais de 300 pessoas passaram pela carreta escola do Senac durante a 13ª edição da Flipoços, em Poços de Caldas. Entre 28 de abril a 6 de maio foram realizadas 27 oficinas gastronômicas gratuitas, trazendo novos sabores e conhecimentos. Na programação: entradas, massas, drinks, carnes e doces, que tiveram como ingredientes principais o café e o queijo, produtos típicos da região. A cozinheira Glauciane dos Santos trabalha em uma escola estadual e conta o que veio buscar nas oficinas do Senac: “Procuro adquirir mais conhecimento. Percebi que posso agregar bastante e espero também ampliar meu leque de opções na cozinha. Vou testar em casa e, principalmente, no meu trabalho para agradar os alunos”.

Para quem atua na área ou deseja investir no segmento de alimentação, o Senac realizou oficinas de boas práticas na manipulação de alimentos e organização de mesas para refeições. “Aqui eu estou plantando, depois vou colher”, conta a confeiteira Áurea Carvalho, que sempre participa das oficinas do Senac no evento. “Não perco nada do Senac na área de gastronomia. Coloco tudo em prática nos eventos que sou contratada.”

Este ano, a proposta de valorização da cozinha regional teve seu ápice com a apresentação da “Cozinha Show”, com o chef executivo do Senac Ronie Peterson. Ele preparou uma paella caipira ao ar livre para mais de 70 expectadores. O professor Túlio Bastos recomendou. “Entendi as combinações dos temperos, o que é mais apropriado com cada tipo de carne, os procedimentos passo-a-passo. O chef foi super didático e sucinto, bem proveitoso. Agora vamos fazer a receita para toda família”, contou.

Segundo Peterson, a cozinha tem o poder de agradar e aproximar pessoas. “Dificilmente você fica mal com uma pessoa comendo ao lado dela. É sempre um momento de alegria e confraternização, conciliando o prazer de apreciar uma boa refeição junto a pessoas queridas.”

Além dos sabores marcantes, técnicas de preparo e montagem oferecidas pelo Senac, os visitantes participaram do projeto de incentivo à leitura e troca de livros realizado com apoio do Sesc. Na estante solidária, vários títulos foram oferecidos gratuitamente ao público, que também trocou livros usados por outros títulos.