Entre os dias 14 e 22 de outubro, instituições de ensino e pesquisa de todo o país vão promover ações de divulgação científica e tecnológica na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. Criada em 2004, a iniciativa tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.
Ciente de que a ciência existe para encontrar respostas para os problemas, para cuidar e melhorar a vida das pessoas, o Senac em Minas não poderia ficar de fora dessa mobilização. A unidade em Lavras promove de 17 a 20 de outubro a 2ª edição do Senac X. O evento é especialmente direcionado aos estudantes do Ensino Médio de escolas estaduais públicas.
O Senac X oferece aos participantes uma experiência de maratona de inovação. Os estudantes, agrupados em equipes, realizam tarefas diárias, desde a concepção de ideias para resolver um problema até a apresentação de soluções, sob a orientação de mentores, empresários e representantes de grandes empresas da região. Ao final, as propostas serão apresentadas em um pitch e uma banca elegerá as três melhores soluções. Mais informações pelo link https://doity.com.br/senac-x e pelo telefone (35) 2142-1900.
O movimento em prol da ciência e da tecnologia também vai movimentar Poços de Caldas, onde a unidade do Senac da cidade recebe, no dia 27 de outubro, a 5ª edição do evento “Agitando o Senac". Ao longo do dia, a programação da atividade contará com palestras, oficinas e exposições feitas por alunos e docentes do Senac, que abordarão a inclusão ligada à tecnologia, segurança, moda, marketing, turismo e saúde. Para conhecer a programação completa e mais Informações, as pessoas interessadas podem entrar em contato pelo telefone (35) 2101-3150.
Tecnologia e Inovação na Sala de Aula
Cristiane Saldanha Siqueira, Especialista Educacional do Senac, afirma que “ciência, tecnologia e inovação desempenham um papel essencial na educação profissional, preparando os alunos para o mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades técnicas e promovendo a inovação e a adaptabilidade. Garantir que os estudantes do Senac estejam alinhados com esses princípios é essencial para que sejam bem-sucedidos e para o desenvolvimento econômico e tecnológico da sociedade".
Nessa perspectiva, quatro projetos desenvolvidos por docentes das áreas de saúde, gestão e informática foram selecionados e serão compartilhados com as demais unidades. Os projetos poderão ser aplicados nas unidades educacionais espalhadas pelo estado.
Cultura Maker
No Senac em Uberlândia, a proposta educacional é planejada e estruturada com base em situações práticas interligadas ao desenvolvimento de projetos mão na massa. Os estudantes aprendem fazendo e têm acesso a ferramentas como programação e impressora 3D para dar vazão a suas ideias. As iniciativas têm caráter multidisciplinar e propiciam a troca de conhecimentos entre os alunos. Além dos estudantes de Enfermagem, turmas do Técnico em Desenvolvimento de Sistemas propõem melhorias para os modelos construídos.
Não apenas cursos da área tecnológica se beneficiam da metodologia. Alunos do curso Técnico em Enfermagem fizeram um modelo para treinamento de punção venosa. A etapa atual do protótipo está elaborando um modelo de mão. O uso de gelatina balística e dutos propicia simulação da saída e passagem de sangue em pacientes. Com a ajuda da impressora 3D, foram impressos ossos que dão a forma a réplica para aumentar a realidade da ação da punção venosa. Ainda, com uso de programação e um dispositivo Arduino, o protótipo poderá simular dor e emitir sons.