Será que podemos falar em inclusão e, principalmente, em igualdade, se um usuário de cadeiras de rodas necessita ser carregado por um terceiro para adentrar um local para tomar vacina porque este só possui escadas? E se ele precisa da ajuda de um estranho para que possa adentrar num transporte público que não é acessível? E se uma pessoa com deficiência visual necessita ser conduzida pelo braço por estranhos para caminhar pelas vias públicas ou outros espaços públicos que se encontram em situações que impeçam a livre e segura circulação? E se as calçadas estão malcuidadas ou com buracos?
As pessoas que necessitam do auxílio de outras para alcançar seus objetivos não vivenciam a essência do conceito de acessibilidade universal em nenhum momento. Por isso, só há que se falar em inclusão das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida se houver acessibilidade com autonomia e independência.
O cerne da questão, aqui, não é a necessidade do auxílio de outras pessoas, pois isso em determinadas situações é algo preciso. O ponto central é a necessidade disso como uma questão mandatória porque os espaços, informações etc. não estão acessíveis.
Mas, afinal, o que é acessibilidade?
A acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social; constituindo um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Por isso, deve estar presente nos espaços, no meio físico, no transporte, na informação e comunicação, inclusive nos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como em outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso público, tanto na cidade como no campo.
Partindo deste prisma inclusivo, o Senac em Minas desenvolveu dois documentos orientadores que abarcam temáticas de acessibilidade, a saber:
MANUAL - RECURSOS INCLUSIVOS PARA UMA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADACARTILHA - EVENTOS ACESSÍVEIS: PROPORCIONANDO AUTONOMIA E RESPEITO A TODAS AS PESSOAS
Manual - recursos inclusivos para uma comunicação alternativa e ampliada
A comunicação está presente em nosso dia a dia, e em grande parte do tempo nos comunicamos de forma eficaz. Todavia, a comunicação corriqueira do nosso cotidiano pode apresentar ruídos ao realizarmos determinados processos de interação, em especial na comunicação com pessoas que têm deficiência auditiva, visual, intelectual ou múltipla, em seus diferentes graus.
Para garantir que a mensagem do Senac em Minas chegue ao receptor com ampla compreensão, é preciso nos comunicarmos de uma forma mais eficaz, ou seja, utilizarmos de recursos da Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA), tais como o uso da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais); do Closed Caption (Legenda oculta); da audiodescrição (AD); da descrição de imagens (#PraCegoVer #ParaTodoMundoVer #LegendaInclusiva); dentre outros recursos inclusivos em nossas ações de comunicação interna e externa.
Nesse contexto, o Senac em Minas idealizou e desenvolveu um manual onde você aprenderá o que são e como aplicar os recursos supraditos.
Aqui, você pode ler tal documento, bem como realizar o seu download:
Cartilha - eventos acessíveis: proporcionando autonomia e respeito a todas as pessoas
A valorização da diversidade reflete na obtenção de um ambiente estimulador, no atendimento às legislações pertinentes à acessibilidade e, ainda, sensibiliza empresários e empreendedores para um novo olhar ao cliente com deficiência.
Pensando em todos esses aspectos, desenvolvemos esta cartilha que vai apoiá-lo na realização de eventos promocionais e institucionais verdadeiramente acessíveis. São dicas práticas, ilustradas e extremamente didáticas que darão suporte para fazer as adequações necessárias.
Por exemplo, você vai ficar sabendo que o espaço livre frontal dos assentos para pessoas com mobilidade reduzida deve ser de, no mínimo, 0,60 m; e que é preciso posicionar a área reservada em local que permita às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida visualizarem e participarem do evento com a mesma qualidade que a média do público. Pensar e agir inclusivamente só traz benefícios – mostra tino comercial, responsabilidade social e valoriza a imagem da empresa. E o melhor, você sai à frente da concorrência e se torna mais competitivo.
Aqui, você pode ler tal documento, bem como realizar seu o download: