Minas Gerais

Aprendizagem

O Programa de Aprendizagem Profissional Comercial é parte primordial das ações do Programa Senac de Gratuidade (PSG) em todo o País. Ele atende aos dispositivos da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000) e diferentes normativas que tratam da obrigatoriedade das empresas de contratarem jovens aprendizes.

É por meio do Programa de Aprendizagem, também conhecido como Jovem Aprendiz, que o Senac promove a inserção social de jovens com idade de 14 a 24 anos. A empresa contrata o jovem aprendiz e o inscreve no Senac. A partir daí, ele alterna jornadas na escola de educação básica, nas unidades do Senac e na empresa, preparando-se para o mundo do trabalho.

O Programa de Aprendizagem do Senac contempla um conjunto de ocupações, propiciando aos aprendizes competências voltadas à profissionalização e à cidadania, a partir da compreensão das características do mundo do trabalho e de seus fundamentos técnico-científicos.




Empresa, saiba como participar

Entre em contato com a unidade do Senac na qual deseja matricular o jovem com quem firmou contrato de aprendizagem. Você será informado sobre as turmas em oferta, o calendário do curso e os documentos necessários para sua matrícula. O curso será integralmente gratuito para as empresas do comércio de bens, serviços e turismo.

Documentos

    Do aprendiz
  • Documento de Identidade (RG) – cópia simples;
  • Declaração original de matrícula no ensino fundamental ou médio, especificando o horário das aulas ou cópia autenticada do Histórico
  • Escolar de Conclusão do Ensino Médio.
  • CPF ;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS): página de identificação, foto e registro do contrato do programa Aprendizagem.
    Da contratante
  • Contrato de aprendizagem – uma via para o Senac;
  • Cópia da Guia GFIP, que será solicitada pela unidade somente quando a empresa contribuinte não estiver cadastrada no Sistema de Acordos e Empresas Contribuintes;
  • Cronograma para o Plano de Atividades.
    Acesse o  Manual da Aprendizagem do Ministério do Trabalho e tire suas dúvidas sobre os contratos de aprendizagem.

Jovem aprendiz, saiba como participar

Procure uma empresa que esteja contratando aprendizes. Participe do processo seletivo.

A empresa cuidará da sua inscrição junto à unidade do Senac de sua preferência.

Lembre-se: para candidatar-se a uma vaga, você deve estar cursando a escola regular ou já ter concluído o ensino médio e ter entre 14 e 24 anos.

Para pessoas com deficiência (PcD) não há limite de idade para participar do programa de aprendizagem. Quer uma chance de entrar no mercado de trabalho: acesse http://www.rededecarreiras.com.br.