Conheça as formas de divulgação, inscrição e matrícula no PSG, tipos da oferta de educação profissional, metodologia do cálculo do gasto médio aluno/hora-aula, contabilização da gratuidade, regras para elaboração do plano de aplicação e retificativo, formas de registro dos dados da produção e indicadores utilizados no processo de avaliação das pesquisas.
Diretrizes
Chamamos de Carga Horária Efetiva(CHE) a quantidade de horas-aulas ministradas por aluno nos tipos de ensino e curso.
Apenas no caso do tipo de curso Aprendizagem Profissional (qualificação ou habilitação técnica), para fins de cálculo da CHE, são consideradas as horas gastas na formação educacional mais 100 horas da prática profissional na empresa. Quando a prática ocorrer em ambientes laboratoriais sob a responsabilidade do Senac deverá considerar, para fins de cálculo, a carga horária total do curso, isto é, carga horária no Senac e na empresa.
Para fins de planejamento da Oferta, o compromisso financeiro com a gratuidade é convertido em carga horária, dado o valor do GMAHA por tipo de ensino e tipo de curso.
A previsão da oferta se dá em dois momentos: Plano de Aplicação e Retificativo Plano de Aplicação. Além disso, os Departamentos Regionais ofertantes realizam, mensalmente, o acompanhamento das horas-aulas e executadas no âmbito do Programa Senac de Gratuidade, permitindo o acompanhamento da oferta e o cumprimento do compromisso financeiro de investir 66,67% da Receita de Contribuição Social Líquida, mais e 100% das subvenções aplicadas pelos Departamentos Regionais.
Acompanhe aqui o passo a passo para se inscrever no PSG.
Escolha a unidade de sua preferência e veja os cursos em oferta.