Formatura no Instituto Mano Down celebra inclusão, profissionalização e transformação por meio da parceria com o Senac em Minas

Formandos celebram conquistas em uma iniciativa que une capacitação, autonomia e oportunidades reais de trabalho

15/12/2025

Educandos recebem o certificadodo curso de Garçom, uma parceria entre Senac em Minas e Instituto Mano Down

O Sistema Fecomércio MG, por meio do Senac em Minas, esteve presente na formatura realizada no Instituto Mano Down, que marcou, não apenas a conclusão de cursos, mas a celebração de um trabalho conjunto, coordenado pelo Núcleo de Projetos Sociais do Senac em Minas, que fortalece trajetórias, amplia oportunidades e reafirma o compromisso do Senac com a educação transformadora e inclusiva. Para os educandos, suas famílias e toda a rede envolvida, o momento representa a concretização de um sonho coletivo: o de construir caminhos mais justos, dignos e cheios de possibilidades para pessoas com deficiência.

Marina Fontana, coordenadora e psicóloga do Programa Incluo do Instituto Mano Down, destaca que o trabalho realizado ali acompanha toda a jornada de desenvolvimento da pessoa com deficiência, especialmente aquelas com síndrome de Down. Segundo ela, a fase adulta apresenta um desafio particular: o desejo real de profissionalização.

“O Programa Incluo existe para apoiar a inclusão no mercado de trabalho. Estávamos há anos atuando dentro das empresas, acompanhando os educandos pela metodologia do emprego apoiado, mas percebemos que muitos deles tinham o sonho de se profissionalizar em algo. A parceria com o Senac veio justamente para suprir essa necessidade”, explica.

Ela reforça que os resultados já podem ser vistos: “Este ano trouxemos o curso de Garçom e já temos educandos realizando freelas em eventos. Essa vivência prática fortalece a autonomia e o protagonismo deles.”

Marina também destaca o impacto do curso de Ferramentas de Marketing Digital oferecido às mães do projeto Famílias Empreendedoras: “Muitas mães deixam suas carreiras ao terem um filho com deficiência. Então, capacitar para o empreendedorismo é essencial. Temos artesãs, massoterapeutas, confeiteiras… e agora todas elas podem divulgar e fortalecer seus serviços. A parceria com o Senac está sendo um sucesso para nós, para as famílias e para os educandos.”

Para o Senac, a iniciativa reafirma o propósito de transformar vidas por meio da educação. “A parceria com o Mano Down reflete nossa essência”, afirma Ana Roberta da Cruz, Especialista Técnica de Relações Institucionais do Senac em Minas e responsável por conduzir o Núcleo de Projetos Sociais do Senac em Minas.

“Quando trazemos cursos, como o de Técnicas de Garçom, e temos um educando empregado ainda durante o período de formação, temos a certeza de que nosso papel está sendo cumprido. Essa parceria fortalece muito o nosso trabalho. O  Instituto Mano Down nos ensina diariamente, e caminhamos juntos há anos. Comungamos o mesmo ideal: mudar vidas e trocar a palavra  exclusão por oportunidade.”

A experiência prática e humana também marcou profundamente a atuação dos instrutores envolvidos. Marcos Carvalho, instrutor do Senac na área de Gastronomia, conta que vivenciou uma troca intensa e transformadora ao conduzir o curso. “Foi uma experiência enriquecedora. Trabalhamos layout de salão, montagem de mesa, etiqueta, dobras de guardanapo, atendimento inclusivo, além de todo o serviço de alimentos e bebidas. Tivemos a oportunidade de mostrar um pouco da rotina profissional do garçom e da garçonete para essa turma incrível de alunos com síndrome de Down.”

Entre os formandos, o sentimento é de alegria e conquista.

“Estou muito feliz, e adorei o curso de Garçom. Agora, vou colocar meu currículo no Rede de Carreiras para procurar emprego e conseguir trabalhar”
, conta Virllayne de Oliveira Moreira, formanda do curso de Garçom.

Para Wellington Junio Duarte de Souza, a experiência também foi transformadora:
“O curso foi muito bom, pois aprendi a fazer várias coisas. O que mais gostei foi aprender sobre pratos diferentes para poder servir os outros.”

Virllayne de Oliveira Moreira e Wellington Junio Duarte de Souza recebendo os certificados do curso de garçom.

Virllayne de Oliveira Moreira e Wellington Junio Duarte de Souza recebendo os certificados do curso de garçom.
 

A formatura, portanto, simboliza o início de novas possibilidades profissionais, pessoais e sociais. O Senac em Minas, ao lado do Instituto Mano Down, segue comprometido em fortalecer essa caminhada, ampliando horizontes e construindo, todos os dias, pontes reais para um futuro mais inclusivo.

Conteúdo Relacionado

Episódio 16 - Inclusão e Acessibilidade transformando vidas

Imagem de thumbnail do vídeo Inclusão e Acessibilidade transformando vidas

Inclusão e Acessibilidade transformando vidas