Veronyk Cristina Viveiros da Silva, estudante do curso Técnico em Enfermagem do Senac em Uberaba, foi a vencedora na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social na etapa nacional das Competições Senac 2025, realizada no Rio de Janeiro, de 17 e 21 de setembro. A mineira vai representar o Brasil na WorldSkills, a maior disputa mundial de educação profissional, que será realizada em Shangai, na China em 2026. Para isso, ela inicia intensa preparação, no Centro de Treinamento do Senac em Minas que será inaugurado ainda este mês na capital mineira, visando a premiação internacional.
Outros três representantes mineiros também se destacaram entre os melhores do país. Conquistaram a medalha de prata: Isabel dos Santos da Cunha (Uberlândia), na ocupação Cabeleireiro, e Isaías da Silva (Barbacena), em Confeitaria. E Débora Amanda de Paiva Gonçalves (Belo Horizonte), recebeu a medalha de bronze na ocupação Florista. Além disso, Minas ainda obteve a marca Excelência em Aplicações Web e Mobile com o Igor Santos e Cozinha com a Gabriela Elizei. Esta foi a primeira vez que o Senac em Minas participou da disputa com uma delegação para 100% das ocupações.
Emocionada, Veronik compartilha a alegria pela sua vitória. “Poder levar o ouro para casa é mais do que uma felicidade, é uma oportunidade que tive de poder mostrar o meu talento, mostrar tudo o que o Senac me proporcionou para estar aqui hoje", declarou logo após a premiação.
Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, comemora o resultado alcançado. “O desempenho dos nossos alunos nas Competições Senac 2025 é motivo de grande orgulho. As medalhas conquistadas refletem a dedicação dos nossos competidores, bem como a excelência do nosso ensino profissionalizante, que prepara jovens com competência técnica e visão de futuro para os desafios reais do mercado de trabalho", afirma.
O Senac em Minas na disputa
O Senac em Minas participou pela primeira vez em 2008 da Olímpiada do Conhecimento promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Em 2016, o Departamento Nacional do Senac criou as Competições Senac de Educação Profissional, voltadas exclusivamente para atividades do comércio de bens, serviços e turismo. De lá para cá, diversos alunos e avaliadores representam a instituição nacional e internacionalmente.
A instituição mineira tem uma medalha de prata em nível mundial, na WorldSkills, em 2019, na Rússia, com Miriam de Paula, de Belo Horizonte, em Cuidados de Saúde e Apoio Social. Já a docente Elisângela Almeida participou como Expert Nacional (expert) por duas vezes: em 2019 e em 2024, quando o Brasil conquistou a segunda prata na mesma modalidade com uma aluna do Paraná.