Senac lidera iniciativas pioneiras em inclusão e bem-estar estudantil

Instituição amplia ações voltadas à saúde mental, inclusão e apoio psicossocial 

17/11/2025

Projeto Acolha

O Senac em Minas, que integra o Sistema Fecomércio MG, se destaca pelas iniciativas que unem cuidado, equidade e aprendizado. Com o Programa Acolha Senac, a instituição consolida sua política de valorização da diversidade, promovendo uma educação mais humana, empática e acessível.  

O Programa Acolha realiza um acompanhamento psicossocial que vai além do suporte pedagógico tradicional. Profissionais de psicologia educacional, serviço social e analistas de educação inclusiva oferecem apoio, agindo na prevenção e intervenção de desafios relacionados à saúde mental, vulnerabilidades e questões sociais. As ações ocorrem em 41 unidades do Senac em Minas.  

Em 2025, cerca de 10 mil pessoas, entre estudantes, familiares e docentes, foram beneficiadas pelo Programa Acolha. As ações promovem aprendizagem significativa, convivência e cuidado, estimulando reflexões sobre bem-estar emocional, empatia, relações interpessoais, diversidade e inclusão. As rodas de conversa constituem espaços de troca e construção coletiva, nos quais são trabalhadas competências socioemocionais, como autogestão, comunicação e colaboração, articuladas ao desenvolvimento de competências técnicas que fortalecem o protagonismo e a autonomia dos estudantes. Além disso, o programa realizou aproximadamente 1.100 atendimentos psicossociais individuais, voltados à escuta qualificada, orientação e encaminhamento de demandas que impactam diretamente o processo de ensino e aprendizagem.  

“O Acolha é a expressão do nosso compromisso com o cuidado e com a escuta ativa. Ele nasce do olhar atento para cada estudante e se fortalece nas relações de confiança que construímos no dia a dia. Essa proximidade favorece o desenvolvimento integral, amplia o engajamento e contribui diretamente para o processo de aprendizagem e no clima escolar”, salienta Emilena Fonseca, coordenadora de Orientação Profissional do Senac em Minas. 

Inclusão e acessibilidade  

Alinhado à Política de Educação Inclusiva do Senac e à Lei Brasileira de Inclusão (LBI), a instituição busca garantir a equidade de acesso e a permanência nos cursos. Já matriculou mais de 2.700 pessoas com deficiência e realizou mais de 700 adaptações inclusivas, assegurando condições adequadas para o desenvolvimento de cada aluno. 

“Realizar minha formação no Senac tem sido muito importante. Como pessoa com deficiência visual, encontrei aqui acolhimento e autonomia com o apoio das tecnologias assistivas e da equipe educacional. Isso faz toda a diferença”, relata M.R.F., estudante do Senac em Lavras

O Acolha está alcançando efeitos significativos. “Tem sido um trabalho maravilhoso de apoio aos nossos jovens e suas famílias. Percebemos diariamente o impacto positivo dessa escuta e do espaço de trocas, que ajudam nossos estudantes a se fortalecerem emocionalmente e desenvolverem suas potencialidades”, afirma Emanuela Ferreira, auxiliar educacional da unidade do Senac em Contagem

Ações de destaque  

Entre as iniciativas do Programa Acolha, estão a Jornada com a Aprendizagem, que aborda temas como existência, relacionamento e pertencimento, e o projeto Com.Partilhas, voltado a familiares de estudantes, com foco em fortalecer vínculos, promover o diálogo e potencializar a parceria das famílias no processo educativo. 

“A inclusão precisa significar pertencimento. Cada jovem deve sentir-se visto, ouvido e valorizado. Essa construção é diária e exige envolvimento, sensibilidade e compromisso coletivo”, reforça a coordenadora. 

Perspectivas 

Para janeiro de 2026, estão previstas para o Programa Acolha novas campanhas de sensibilização e a elaboração de protocolos para mediação de conflitos em sala de aula e a construção de um ambiente de aprendizado com diálogo, respeito e cuidado mútuo. “É um movimento vivo, que nasce da escuta e se transforma em ação, fortalecendo o vínculo entre o estudante e o espaço escolar. Seguiremos ampliando essa rede de cuidado e empatia que é essencial para a formação de excelência”, enfatiza Dayane Soares, Gerente de Programas e Gestão Educacional do Senac em Minas. 

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