Faculdade Senac Minas conquista terceiro lugar no Prêmio Projeto Brilhante integrando Inteligência Artificial à Gastronomia

Projeto de extensão “Chef IA - a inteligência artificial invadiu minha cozinha” foi reconhecido pela inovação pedagógica e protagonismo estudantil

11/12/2025

Troféu do III Prêmio Projeto Brilhante

A Faculdade Senac Belo Horizonte, que integra o Sistema Fecomércio MG, conquistou o terceiro lugar na categoria Ensino Superior do Prêmio Projeto Brilhante 2025, promovido pelo Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (SinepeMG), com o projeto de extensão “Chef IA - a inteligência artificial invadiu minha cozinha”. 
 

A premiação reconhece e valoriza projetos pedagógicos inovadores, estimulando a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de competências nos alunos. 
 

Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG, destaca a importância dessa conquista. “Ela reforça o compromisso do Senac com a inovação pedagógica e demonstra o potencial da integração entre Inteligência Artificial e práticas culinárias, contribuindo para desmistificar o uso de novas tecnologias no setor gastronômico e promovendo discussões interdisciplinares que beneficiam tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade”.
 

Esta é a segunda vez consecutiva que a Faculdade Senac Belo Horizonte conquista um lugar no pódio do Prêmio Projeto Brilhante. Em 2024, a instituição participou com o projeto “Educação do Gosto”.
 

Chef IA: a Inteligência Artificial invadiu minha cozinha  

A iniciativa premiada que integra tecnologia e gastronomia, é a continuidade de uma pesquisa realizada em 2024, que elaborou um livro com 35 receitas criadas pelos alunos com auxílio de Inteligência Artificial (ChatGPT) e testadas nas cozinhas didáticas da Faculdade Senac. 
 

Frederico Divino Dias, docente do curso de Tecnologia em Gastronomia do Senac em Minas e orientador do projeto, explica o objetivo do estudo. “A proposta foi avaliar a aceitação sensorial desses pratos, com testes padronizados e análises estatísticas, envolvendo 35 participantes, entre estudantes de gastronomia, profissionais da área, influenciadores digitais e o público em geral. Os resultados serão publicados em um ebook que promoverá a integração entre tecnologia e gastronomia”.
 

De acordo com o especialista, a expectativa é que o projeto contribua para desmistificar o uso da IA na gastronomia, “demonstrando seu potencial inovador e prático, além de promover uma discussão interdisciplinar entre ciência da computação e hospitalidade”. 
 

O projeto “Chef IA: a Inteligência Artificial invadiu minha cozinha” teve coorientação de Aline Elizabeth da Silva Miranda. A iniciativa contou com a participação dos alunos bolsistas Júlio Cesar Rodrigues de Amorim e Brandes, Ângela Luísa Ferreira Rodrigues e Marcos Gontijo Dantas, além da colaboração do egresso Fabrício Lavitola Meaulo.
 

Prêmio Projeto Brilhante

Promovido pelo SinepeMG, o Prêmio Projeto Brilhante reconhece os melhores projetos inovadores desenvolvidos por instituições de ensino particulares do estado, nas categorias Educação Infantil, Educação Fundamental e Médio, e Ensino Superior. Os vencedores recebem reconhecimento, visibilidade, prêmio em dinheiro, troféu “Destaque Digital” e publicação nas mídias do sindicato.

Veja mais fotos relacionadas

Frederico Divino Dias - docente do curso de Tecnologia em Gastronomia do Senac em Minas - Foto Arquivo Pessoal
Galdina Arrais (coordenadora da UNCME/MG e Conselheira Estadual de Educação); Rafael de Mattos (Coordenador da Faculdade Senac BH) e Frederico Divino Dias (docente de Gastronomia) - Foto Arquivo Pessoal

Conteúdo Relacionado