Formatura na Apac celebra a conclusão de cursos do Senac realizados em 2025 e reforça a ressocialização por meio da educação

Iniciativa integra o projeto Empreendedorismo nas Apacs, que desde 2013 já certificou mais de 10 mil recuperandos em Minas Gerais

06/02/2026

Foto: Genilton Elias

O Sistema Fecomércio MG, por meio do Senac em Minas, celebra a formatura das recuperandas da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Belo Horizonte (Apac BH). A iniciativa reafirma o compromisso da instituição com a educação como ferramenta de transformação social e ressocialização.

As alunas concluíram os cursos de Primeiros Socorros, Boas Práticas para Serviços de Alimentação, Básico de Maquiagem, Técnica de Manicure e Pedicure e Finanças Pessoais. As formações ampliam as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e fortalecem a autonomia das recuperandas, tanto dentro da unidade quanto após o cumprimento da pena.

A ação faz parte do Projeto Empreendedorismo nas APACs, desenvolvido pelo Senac desde 2013 e atualmente vinculado ao Núcleo de Projetos Sociais da instituição. Presente em diversas unidades educacionais do estado, o projeto já resultou na emissão de mais de 10 mil certificados, contribuindo diretamente para a inclusão social e a reintegração cidadã de pessoas privadas de liberdade.

Maria Geralda Vilela Cupertino, presidente da casa, enfatizou a importância da parceria. “Sei que cada curso ministrado aqui faz muita diferença na vida das recuperandas, cada certificado tem um significado único para cada uma e somos muito felizes por ter um parceiro como o Senac. Queremos que essa parceria dure por muito tempo.”

De acordo com Ana Roberta da Cruz, especialista de Relações Institucionais do Senac, “a qualificação profissional é um dos principais caminhos para a ressocialização. Educação e conhecimento abrem novas oportunidades, ampliam perspectivas e fortalecem a autonomia”, ressalta.

Histórias de transformação reforçam o impacto da iniciativa. Na Apac há pouco mais de um ano, Sandra conta que está muito feliz e vai receber certificado dos cursos de Primeiros Socorros, Finanças, Maquiagem e Boas práticas em Serviços de Alimentação. “Agradeço à Apac, pois sei que no sistema prisional comum eu não teria essa oportunidade, e agradeço ao Senac, porque eu aprendi muito, fiz coisas que nunca imaginei que faria, aprendi a fazer maquiagens lindas e até a economizar que é algo que a gente custa a aprender, né? Eu tenho o maior orgulho de pegar esses certificados e todos estarão na parede da minha loja e vou fazer questão de mostrar para todos”, disse.

As formaturas fazem parte da rotina do projeto desde sua criação e novas turmas já estão previstas para 2026, garantindo a continuidade das ações.

Conteúdo Relacionado