Hotel Senac Grogotó lança menu “Quatro Estações” e amplia experiência gastronômica em Barbacena

Nova proposta valoriza ingredientes de cada estação do ano, cultura regional e a formação prática de alunos da instituição 

02/07/2026

Nadim Donato discursa durante o evento de apresentação do Menu “Quatro Estações”. Foto: Muniz França

O Hotel Senac Grogotó, em Barbacena, que integra o Sistema Fecomércio MG, passa a oferecer aos hóspedes e visitantes uma nova experiência gastronômica com a criação do menu “Quatro Estações”. A iniciativa apresenta pratos inspirados nas características de cada estação do ano, valorizando ingredientes frescos, sabores regionais e preparações que unem criatividade, técnica e identidade culinária.  

“O Hotel Senac Grogotó tem grande representatividade para Barbacena e região, promovendo o turismo, gerando empregos e formando profissionais, por meio da unidade educacional. Por isso, o Sistema Fecomércio MG investe em melhorias contínuas que oportunizam as melhores experiências para hóspedes e visitantes, com reflexos na economia local”, salienta o presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Donato. 

Renovação com essência 

Chefe Executivo do Hotel, Mauro César de Paula Chefe Executivo do Hotel, Mauro César de Paula. Foto: Muniz França

Desenvolvido para proporcionar vivências diferentes ao longo do ano, o menu Quatro Estações nasce da proposta de transformar as mudanças das estações da natureza em experiências à mesa. A cada estação o cardápio será alterado, explorando ingredientes característicos do período e oferecendo aos clientes novas combinações de sabores, aromas e texturas.  

A proposta foi idealizada pelo Chefe Executivo do Hotel, Mauro César de Paula, a partir do desafio de criar um cardápio capaz de se renovar periodicamente sem perder a essência do restaurante. “O conceito é celebrar as particularidades de cada estação por meio da gastronomia, destacando ingredientes típicos de cada período e transformando-os em preparações criativas e cuidadosamente elaboradas. Como hotel-escola, buscamos unir a riqueza da cultura gastronômica regional à formação prática dos nossos alunos”, destaca.  

O processo de criação dos pratos teve início com a seleção de ingredientes representativos da região em diferentes épocas do ano. A partir deles, foram desenvolvidas receitas que valorizam os produtos em seu melhor momento de produção, além de aplicar técnicas culinárias ensinadas nos cursos do Senac.  

“O menu também se torna uma ferramenta de aprendizado. Além de proporcionar uma experiência gastronômica diversificada e de qualidade aos hóspedes e visitantes, permite que os alunos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, vivenciando situações reais de produção e serviço”, explica o diretor de Hospitalidade e Gastronomia do Senac, Edson Puiati.  

A primeira edição será marcada pelo cardápio de inverno. Entre as novidades estão: capuccino de milho verde, queijo de cabra, cogumelos frescos e páprica defumada; filé de robalo grelhado com cassoulet de feijão branco e crumble de amendoim; picolé suíno com roti de jabuticaba servido com risoto de abóbora e fermentado de chuchu, ossobuco cozido lentamente servido com purê de milho verde trufado e mostarda refogada e de sobremesa uma rabanada mineira (broa de milho recheada com requeijão de raspa e ameixa coroada com calda cítrica de doce de leite).  

Ao longo dos meses, o restaurante passará por quatro renovações temáticas, acompanhando as características da primavera, verão, outono e inverno. Paralelamente, os pratos mais tradicionais e procurados pelos clientes como picadinho de filé mignon, nhoque de mandioquinha e goiabada frita com ganache de requeijão de raspa permanecem disponíveis, preservando a identidade gastronômica já consolidada do Hotel Senac Grogotó.  

Para Mauro, o diferencial da proposta está na capacidade de transformar cada refeição em uma experiência única. “Além de desfrutar de refeições cuidadosamente elaboradas, hóspedes e visitantes poderão vivenciar uma experiência gastronômica dinâmica e sensorial, que valoriza os ingredientes da época”, afirma.  

Veja mais fotos relacionadas

Capuccino de milho verde,queijo de cabra, cogumelos fresco e páprica defumada. Foto: Muniz França
Angu de milho verde, ragu de cupim com linguiça artesanal e tomates assado. Foto: Muniz França
Cordeiro cozido lentamente, risoto de ervilhas verdes com hortelã e cebolas caramelizadas. Foto: Muniz França

Conteúdo Relacionado