Minas conquista medalhas nas Competições Senac 25

As ocupações Cuidados de Saúde e Apoio Social, Cabeleireiro, Confeitaria e Florista subiram no pódio.

23/09/2025

Nossos medalhistas: Gabriela, ​​Veronyk e Igor​. Isabel, Débora e Isaías

Veronyk Cristina Viveiros da Silva, estudante do curso Técnico em Enfermagem do Senac em Uberaba, foi a vencedora na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social na etapa nacional das Competições Senac 2025, realizada no Rio de Janeiro, de 17 e 21 de setembro.

Outros três representantes mineiros também se destacaram entre os melhores do país. Conquistaram a medalha de prata: Isabel dos Santos da Cunha (Uberlândia), na ocupação Cabeleireiro, e Isaías da Silva (Barbacena), em Confeitaria. E Débora Amanda de Paiva Gonçalves (Belo Horizonte), recebeu a medalha de bronze na ocupação Florista. Além disso, Minas ainda obteve a marca Excelência em Aplicações Web e Mobile com o Igor Santos​ e Cozinha com a Gabriela Elizei​. Esta foi a primeira vez que o Senac em Minas participou da disputa com uma delegação para 100% das ocupações.

Emocionada, Veronik compartilha a alegria pela sua vitória. “Poder levar o ouro para casa é mais do que uma felicidade, é uma oportunidade que tive de poder mostrar o meu talento, mostrar tudo o que o Senac me proporcionou para estar aqui hoje", declarou logo após a premiação.

Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, comemora o resultado alcançado. “O desempenho dos nossos alunos nas Competições Senac 2025 é motivo de grande orgulho. As medalhas conquistadas refletem a dedicação dos nossos competidores, bem como a excelência do nosso ensino profissionalizante, que prepara jovens com competência técnica e visão de futuro para os desafios reais do mercado de trabalho", afirma.

O Senac em Minas na disputa

O Senac em Minas participou pela primeira vez em 2008 da Olímpiada do Conhecimento promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Em 2016, o Departamento Nacional do Senac criou as Competições Senac de Educação Profissional, voltadas exclusivamente para atividades do comércio de bens, serviços e turismo. De lá para cá, diversos alunos e avaliadores representam a instituição nacional e internacionalmente.

A instituição mineira tem uma medalha de prata em nível mundial, na WorldSkills, em 2019, na Rússia, com Miriam de Paula, de Belo Horizonte, em Cuidados de Saúde e Apoio Social. Já a docente Elisângela Almeida participou como Expert Nacional (expert) por duas vezes: em 2019 e em 2024, quando o Brasil conquistou a segunda prata na mesma modalidade com uma aluna do Paraná.

Conteúdo Relacionado